Dicas simples para uma pele saudável
Todo mundo quer ter aquela pele linda, sem acne, manchas, rugas, super hidratada e com aquele viço de causar inveja, né? Confira algumas dicas para uma pele saudável e veja como passos simples podem te ajudar muito a ter a pele dos sonhos e de quebra dar aquela melhorada na autoestima.
A princípio, um dos segredos está justamente nos cuidados regulares. Seguir uma rotina diária pode revelar a beleza que você tem aí dentro! Por isso, separei 10 cuidados para você adotar, ainda esse ano – e cá entre nós, eles vão deixar a sua pele radiante – mas não de oleosidade. Vem conferir.
Saiba qual o seu tipo de pele
Para começar as dicas para uma pele saudável, é muito importante que você saiba qual o seu tipo de pele. Muitas pessoas ainda têm dificuldade com isso, contudo, essa informação é um fator determinante, pois é a partir dela que você vai saber quais os produtos mais indicados para então aproveitá-los ao máximo.
- Pele normal
Esse tipo de pele geralmente possui uma textura saudável, não apresenta aspecto oleoso, nem ressecado. Tem uma luminosidade moderada e às vezes apresenta algumas imperfeições, como acne, manchas e poros dilatados.
- Pele oleosa
A pele oleosa apresenta aquele excesso na produção de sebo, o que deixa a sua superfície brilhosa e pegajosa. É uma pele mais propensa ao surgimento da acne e, além disso, tende a ser mais espessa e ter os poros mais dilatados, principalmente na testa, queixo e nariz.
- Pele seca
A pele seca não possui equilíbrio entre o óleo e a água. Tem o aspecto áspero, sem brilho e muita facilidade para descamar. Com efeito disso, a falta de oleosidade e a perda excessiva de água, a capacidade de proteção da pele é reduzida, o que pode ocasionar coceira, sensação de repuxamento, além marcar as rugas e linhas finas com mais facilidade.
- Pele mista
A pele mista possui duas características em um mesmo rosto. Apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na zona T (testa, nariz e queixo), enquanto as extremidades do rosto são mais ressecadas. É como se fosse um combo da pele seca com a oleosa.
- Pele sensível
Esse tipo de pele tem pouca tolerância e é muito reativa quando entra em contato com determinadas substâncias. Sendo assim, ela pode apresentar quadros de coceira, vermelhidão e descamação, além da possibilidade em carregar características de pele seca e oleosa, inclusive apresentando de acne e ressecamento.
Dicas para uma pele saudável
Higienize a pele da maneira correta
Agora que você já sabe qual é o seu tipo de pele, vou começar as dicas para uma pele saudável, com um passo essencial para alcançar uma pele bonita: a limpeza.
Hoje, temos no mercado uma infinidade de limpadores em diversos tipos e com certeza você vai encontrar um para chamar de seu. Seja como for, o ideal é lavar a pele duas vezes ao dia, sempre pela manhã e à noite, e evitar a fricção desnecessária durante a lavagem para não desencadear reações desagradáveis.
Uma dica importante: nunca aplique o produto direto no rosto, forme a espuma nas mãos antes, faça uma massagem suave com movimentos circulares e em seguida, enxágue tudo muito bem com água fria.
Use hidratante facial todos os dias
Ao contrário do que muita gente pensa, todos os tipos de pele precisam de hidratação. O hábito de hidratar a pele todos os dias ajuda na manutenção dos níveis de água na barreira cutânea, além de manter a integridade de sua superfície e evitar problemas como descamação, ressecamento, linhas finas e até excesso de oleosidade.
Há uma infinidade de produtos com proposta de hidratação, e alguns vão até além disso, como os géis que ajudam no controle da oleosidade, os séruns que atenuam linhas de expressão, os cremes mais densos que prolongam o viço na pele mais seca durante o dia, entre muitos outros. Você deve escolher um adequado à condição da sua pele, com a textura que te agrada e o principal, que você sinta prazer de usar todos os dias!
Aposte em um antioxidante
Os antioxidantes são substâncias que podem fazer maravilhas para a pele. Eles conseguem neutralizar a ação dos radicais livres – um dos agentes responsáveis pelo envelhecimento da pele -, além de auxiliar na manutenção da integridade das células e na proteção contra a degradação do colágeno.
Nos cosméticos, podemos encontrar várias substâncias com ação antioxidante, as mais famosas são a vitamina C e vitamina E. Isso porque, esses ativos combinados com outros procedimentos clínicos, também são aliados importantes no combate de linhas de expressão e rugas.
Faça uma esfoliação uma vez na semana
Usar um esfoliante pode fazer uma diferença enorme na textura da pele. Isso porque ele remove mecanicamente a camada de células mortas, resultando numa pele mais lisa e macia.
Na hora de escolher um esfoliante, leve em consideração o nível de sensibilidade da sua pele, visto que existem produtos com intensidade esfoliantes diferentes; alguns são mais abrasivos e outros mais suaves.
Não esqueça: nada de exageros! Usar esse tipo de produto uma vez na semana já é mais que suficiente.
Use o protetor solar todos os dias
Chegamos na parte mais importante de todas: a proteção solar. Isso mesmo, se você pensava que a proteção solar era coadjuvante nos cuidados com a pele, você se enganou. Esse item é indispensável e deve ser utilizado todos os dias!
Os raios UV emitidos pelo sol são capazes de danificar o código genético das células, o que provoca problemas sérios de saúde, como o câncer de pele. Além disso, ele é responsável por causar manchas e pelo envelhecimento precoce. Você pode estar justificando que não usa protetor todo dia porque eles são pesados, oleosos e têm cheiro ruim, porém a indústria farmacêutica evoluiu muito e hoje em dia há protetores solares com a cosmética muito mais agradável, toque seco e sem aquele cheiro característico.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o FPS mínimo indicado é o 30 e você deve estar atenta à quantidade aplicada, bem como às reaplicações. É esse conjunto que vai garantir uma proteção solar correta e eficaz.
Use máscaras faciais no final de semana
Que tal separar um dia do final de semana e fazer aquele spa day? Avalie como está a sua pele nesse dia e escolha uma máscara facial para potencializar todos os cuidados que você adotou durante a semana.
Seja a clássica máscara de argila ou aquela super hidratante, aplique no seu rosto e desfrute desse momento só seu, afinal sensação de cuidar de si é um ótimo estimulador de colágeno.
Tenha cuidado com receitas de beleza caseiras
Na internet é muito fácil encontrar aquela receita caseira que promete milagres, não é? Mas fique atenta: mesmo que os ingredientes pareçam inofensivos e sejam naturais, eles podem causar reações alérgicas, principalmente se sua pele for sensível ou estiver sensibilizada.
O ideal é evitar esses tipos de tratamentos e buscar sempre a ajuda de um profissional.
Cuide da sua alimentação
Primeiramente, ter uma alimentação equilibrada causa um reflexo positivo enorme na qualidade da pele, isso não é segredo para ninguém.
Opte por uma alimentação saudável e comece a incluir mais frutas, legumes, verduras e cereais integrais nas suas refeições. Inegavelmente, criar esse hábito colabora não só para uma pele mais bonita, como contribui também com a saúde das unhas, dos cabelos e de todo o corpo.
Sempre consulte um médico
Cuidar da pele não está apenas ligado à questão da beleza, mas também do bem-estar e da saúde como um todo.
Nada de procurar orientação médica apenas quando um problema evidente aparecer; consultar-se com um dermatologista regularmente é uma etapa extremamente importante. Afinal, esse profissional é o mais indicado para avaliar a sua pele, prescrever os produtos e os tratamentos mais adequados para você e essa combinação traz benefícios sensacionais
Não esqueça de me seguir no Instagram e se inscrever em meu canal do Youtube para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da saúde e da beleza!