Logotipo Victor Romero
blog Dr. Victor Romero

Conheça os graus de flacidez facial e propostas para o tratamento

A face é sempre o principal “cartão de visitas” de uma mulher. Como também não dizer do homem atual, que valoriza cada vez mais a sua apresentação. Um dos principais inimigos para a manutenção da beleza facial é a flacidez local, causando com o tempo uma “queda” na parte média da face, a qual chamamos de ptose. Isso acontece antes nas mulheres, pois estas apresentam maior percentual de gordura e, por isso mesmo, estão mais propensas a este tipo de problema.

Existem vários tratamentos disponíveis, sempre lembrando que o mais importante em um tratamento médico responsável é a indicação. O tratamento certo para o caso certo é mais importante do que a habilidade do médico e a saúde da pessoa em si. A indicação correta aumenta muito as chances de um bom resultado. O melhor ainda é fazer tratamentos combinados, até porque se trata de um problema multifatorial, ou seja, com várias causas e fatores que contribuem para seu início e piora.

É necessário agir em várias frentes lançando mão de nutracêuticos (vitaminas, colágeno, etc.), um bom cuidado cosmético com a pele e também procedimentos que vão ajudar a amenizar e a prevenir a flacidez. Não menos importante é a nutrição, para a manutenção de uma pele e tecido subcutâneo saudável.

Quanto aos procedimentos, objetivo mais concreto do post, vamos classificar didaticamente a flacidez de acordo com o grau de ptose que a face apresenta, para entendermos em quais casos são feitos cada intervenção. Sempre são feitos, de antemão, como já falado da importância, suporte nutricional, nutraêuticos e cuidados cosméticos gerais.

Flacidez sem ptose

Casos mais leves de flacidez, sem ptose aparente, fazemos drenagens, radiofrequêcia para melhorar a qualidade do tecido de sustentação; toxina botulínica para prevenir as rugas de expressão; porque não também laser de CO2 fracionado ou microagulhamento para estimular a produção de colágeno.

Flacidez com ptose leve

Nesses casos, além dos procedimentos citados anteriormente, já podem ser feitos os fios de sustentação, para melhorar e prevenir a “queda” da face; e preenchimento dos sulcos que se forma como consequência, com ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio.

Flacidez com ptose moderada

Quando a “queda” da face é mais acentuada já é bem importante a aplicação dos fios de sustentação, que podem ser permanentes, como é o caso do fio russo; injeção de ácido polilático (sculptra®) é boa opção, já que preenche, causa estímulo de colágeno e promove lifting; pessoas mais exigentes podem partir para a cirurgia plástica, que se feita por um cirurgião bom e experiente há grandes chances de ótimos resultados.

Flacidez com ptose severa

Aqui nós temos excesso de pele, muita flacidez e queda exagerada da face; o melhor tratamento sem dúvida, e que vai apresentar melhor custo-benefício, nesses casos, é a cirurgia plástica; os resultados são melhores se realizados com cirurgião especialista em face; pessoas intolerantes a cirurgia ou que por uma ou outra razão, não podem fazê-la podem tentar melhorar com um ou mais dos procedimentos anteriores.

Conclusão

Mais do que tudo, é importante novamente lembrar, como faço em consultório, que o mais importante é uma consulta bem feita e o paciente ser avaliado individualmente. Aqui como sempre serve o jargão “cada caso é um caso” e a proposta do conjunto de tratamentos para cada paciente é única.

Fique à vontade para agendar a sua consulta clicando aqui.

Até o próximo artigo.

Dr. Victor Romero.

Dr. Victor Romero.