Dr. Victor Romero participa do maior congresso de transplante capilar da ISHRS
O Dr. Victor Romero, que atua há mais de 16 anos na área de transplante capilar, participou, pela primeira vez, do 30º Congresso Mundial da International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS), ou Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar, em tradução livre. O evento, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de outubro, no Panamá, é um dos mais importantes do mundo quando se fala em transplante capilar, reunindo, nesta edição, aproximadamente 700 participantes de diversos países.
Na ocasião, o curso avançado da Associação Americana de Cirurgia de Restauração Capilar também contou com a presença do Dr. Victor Romero e do Dr. Carlos filho, seu aluno. Outros workshops, mesa-redonda e cursos sobre técnicas cirúrgicas de transplante e o aproveitamento de áreas doadoras para melhores resultados, acompanhados de perto pelo Dr. Victor Romero.
Produtos em exposição
Muitos objetos de trabalho e ferramentas tecnológicas que facilitam e inovam a medicina foram apresentados no ISHRS. Um deles foi um “refrigerador” de placas que seleciona e mantém a temperatura de folículos, aumentando a conservação.
Uma das mais modernas máquinas de tricopigmentação, que é feita no couro cabeludo simulando a presença de mais de um fio de cabelo também foi exposto no evento, o que mostra ser um complemento da cirurgia de restauração capilar e contribui para a melhora da estética quando não há pelos suficientes para transplantar.
Outro apetrecho exposto no ISHRS foi o Robopen, o mais moderno e automático aparelho do mundo para fazer incisões que vão receber os folículos. O Robopen tem velocidade de fazer 140 incisões por minuto, sendo que um profissional experiente é capaz de fazer uma média de 50 a 70, no máximo.
Uma novidade sobre este assunto é que o Dr. Victor Romero e Dr. Carlos tem um projeto de um Incision Maker mundialmente inovador e com capacidade de fazer até 800 incisões por minuto. Criado por Dr. Victor, o protótipo está em processo de aquisição de patente e deve estar pronto em breve.
No segundo dia do congresso, Dr. Victor Romero foi convidado pela Dra. Luciana Passoni, fundadora do maior evento médico sobre cabelos do Brasil, o Captech, para participar de uma live sobre os Highlights do evento, exibida pelo perfil do Captech e que também pode ser assistido no perfil do instagram do médico.
O que aprendemos
Muito conteúdo enriquecedor foi compartilhado entre os diversos profissionais presentes na Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar. Aqui, selecionamos alguns pontos:
O uso do PRP, também conhecido como plasma rico em plaquetas, no intra-operatório para crescimento capilar durante a cirurgia. O PRP é obtido através do sangue do próprio paciente e é injetado na área doadora entre as etapas da cirurgia e na área receptora para estimular o crescimento dos fios. Também pode ser injetado na área doadora logo após a extração, para acelerar a regeneração dos tecidos explorados. Infelizmente, no Brasil ainda é considerado procedimento experimental pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e só é legal fazer esse procedimento dentro de estudos científicos.
A importância do planejamento de longo prazo do tratamento da calvície também foi bastante ressaltada durante todo o evento. Ao analisar a possibilidade de cirurgia de restauração capilar é importante realizar uma previsão baseada em dados do próprio paciente e do seu histórico familiar, além de como vai ficar o cabelo do paciente em cinco, 10 ou 15 anos à frente.
Com essa previsão deve se fazer um plano de tratamento composto pelo tratamento clínico aliado a uma ou mais cirurgias, tendo em mente a preservação da área doadora na necessidade de cirurgias futuras e a escolha da técnica adequada para a cirurgia.
Por último, outro ponto de debate aconteceu em volta do tema de qual posição da incisão é melhor para o transplante capilar: Sagital ou Lateral, esta última também chamada de Coronal. Segundo o Dr. Victor Romero, ambas têm vantagens e desvantagens. A sagital cicatriza mais rápido, enquanto a lateral tem uma melhor angulação. A sagital também é melhor para quem usa implantes, já a lateral, para quem usa keep.
A ISHRS é uma associação médica global sem fins lucrativos e um dos principais eventos voltados para o tratamento e restauração de queda de cabelo. Com mais de 1.000 membros em 70 países em todo o mundo, a organização se dedica a alcançar a excelência nos resultados dos pacientes, promovendo os mais altos padrões de prática médica, ética médica e pesquisa na indústria médica de restauração capilar.