Conheça os tipos de Calvície e como prevenir cada um
Vamos conhecer os tipos de calvície? Quando você percebe os fios mais ralos ou uma maior quantidade deles pelo travesseiro, nas roupas ou no chão do banheiro, logo surge a pergunta: será que toda essa queda pode ser calvície?
É importante lembrar que, por dia, é completamente normal perder cerca de 100 fios, até porque eles possuem um ciclo de crescimento e queda natural. Entretanto, ultrapassar essa quantidade pode significar que há algo errado.
Mesmo que esse problema seja mais comum nos homens, a calvície, pode afetar as mulheres e se manifestar em qualquer idade, ocasionando vários problemas relacionados à sua auto-estima.
Entre os tipos de calvície mais frequentes destacam-se três: a alopecia androgenética, alopecia areata e o eflúvio telógeno. Saber a que tipo corresponde a perda de cabelo e as suas causas, é um fator primordial para encontrar o tratamento mais eficaz.
Alopecia Androgenética
A alopecia androgenética é a perda de cabelo causada por fatores genéticos. É o tipo de alopecia mais comum na nossa sociedade, e que afeta, de uma forma geral, a maior parte dos homens, apesar de também poder se manifestar nas mulheres.
A sua característica principal é a perda progressiva de cabelo na zona das entradas. Calcula-se que 90% dos homens com mais de 21 anos apresentam sinais de alopecia nesta zona e que uma vez atingida a idade de 40 anos, 50% dos homens tem a zona da parte superior do crânio despovoada.
Está associada a sensibilidade individual ao estímulo androgênico (testosterona) de cada um; geneticamente determinada, tem início após a adolescência e em adultos jovens. É progressiva e não se observa remissão espontânea se não for iniciado um tratamento adequado.
Alopecia Areata
A alopecia areata pode afetar homens, mulheres e crianças. Em alguns casos, a perda do cabelo acontece logo depois de um evento importante, como uma doença, uma gravidez ou um traumatismo.
Ela costuma se apresentar em forma de círculos redondos no couro cabeludo, ainda que também possa estender-se a outras regiões do corpo, como a barba, sobrancelhas e braços ou pernas.
As causas vão desde genética até estresse, passando por determinadas doenças e fatores de tipo ambiental.
Eflúvio Telógeno
O eflúvio telógeno é a perda progressiva e generalizada dos cabelos, geralmente após doenças crônicas, febris, ou depois do parto. Não chega a produzir calvície total, mas o cabelo adquire um aspeto fraco, sem vida e percebe-se uma escassez muito grande dos fios.
Ele pode se desenvolver, entre outros fatores, por causas endócrinas – hipertiroidismo ou hipotireoidismo -, por medicamentos – que podem provocar perda da espessura do fio, até chegar a sua queda -, ou pela má alimentação – a falta de determinados nutrientes faz com que o cabelo fique frágil, muito fino e acabe caindo.
Tipos de calvície: Como preveni-los?
Agora que você já conhece alguns tipos de calvície, pouca coisa pode ser feita para preveni-la, visto que ela é uma doença geneticamente determinada. Porém, com um tratamento precoce, há como retardar e até conquistar uma melhora sutil no quadro clínico.
Se você sente uma queda anormal dos seus cabelos, busque orientação de um médico dermatologista. Existem várias formas de tratamento hoje em dia, que podem ser administrados através de medicamentos sistêmicos, tópicos, prescritos, laserterapia, entre outros
Agende uma consulta para identificarmos a causa da sua alopecia e para que o melhor tratamento seja indicado e não esqueça de me seguir no Instagram e no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da saúde e beleza!